*por Flávio Zandoná

Aos meus amigos (as) comerciários (as), quero começar minha palavra afirmando que o maior presente que consegui conquistar, nesse período festivo, para toda a categoria, a qual tenho a honra de representar, que foi a negociação da convenção coletiva do Sincomerciários de Avaré e Sincomércio Botucatu.
Falo isso, pois no momento do qual estamos passando, ainda que delicada a situação devido a pandemia que há quase dois anos assola o MUNDO e assim atinge diretamente nossa situação econômica, ao ponto de nos anos de 2019 a 2020, a categoria comerciária estar sem reajuste da inflação e no segundo semestre deste ano, a conquista do reajuste do período com mais de 1% de ganho real, cerca de 7,5%.
Atendemos na nossa região cerca de 6 mil trabalhadores, que foram diretamente beneficiados, além, é claro de injetar na economia local esse reajuste, alavancando o próprio setor do qual foi tão prejudicado na pandemia que é o comércio.
Outro fator que foi uma grande conquista, com certeza é o abono de até 1500(um mil e quinhentos) reais para o trabalhador, de acordo com o período empregado. Onde pensando também no desgaste econômico que ocorreu aos empresários, as empresas puderam parcelar em até 5 (cinco) vezes.
E no mês passado, em novembro a Convenção Varejista de Avaré de 2021 a 2022 – foi também assinada, com reposição total da inflação do período de 10,42%, assim posso dizer que como representante da categoria comerciária em nossa região, afirmo chegar neste final de ano, com a sensação de dever cumprido, mas que isso não me permite descansar diante das lutas diárias para manter as conquistas e cláusulas sociais importantes como: o pagamento extra pelos trabalhos nos domingos e feriados, junto de uma folga, mediante acordo entre os dois sindicatos, do qual conseguimos conquistar.
Claro que ninguém faz nada sozinho e tenho que deixar registrado o esforço conjunto da minha diretoria e da equipe do Sincomerciários, mas enalteço a confiança e a união em mim depositada por cerca de 6 mil trabalhadores, do quais nunca me cansarei de falar da honra que tenho em representá-los.
Assim encerro meu recado e deixo aqui meu muito obrigado, por mais um ano do qual mostramos mais do que nunca a força comerciária, nos mantendo firmes e unidos durante uma pandemia que assustou e ainda assusta o Mundo, mas que conseguimos vencer os desafios e manter as nossas conquistas e assim continuar nossa luta diária, por uma cidade melhor, um país melhor, e mais do que, nunca um MUNDO melhor.
Flávio Eduardo Zandoná
Presidente