
Aos meus amigos e amigas comerciários, quero iniciar minha mensagem afirmando que a luta pelos direitos dos comerciários é diária e que conquistamos nosso aguardado aumento salarial da categoria. Durante meses, conduzimos a negociação da convenção coletiva entre o Sincomerciários de Avaré e o Sincomércio Botucatu.
Conseguimos um reajuste de 6% e acreditamos que um salário justo é a base para o crescimento sustentável da economia de forma geral, com trabalhadores motivados e engajados. É fato que uma classe trabalhadora com poder de compra é o que movimenta o comércio de uma cidade, região e estado.
Atendemos, em nossa região, cerca de 6 mil trabalhadores, que foram diretamente beneficiados com esse reajuste, além de, é claro, injetar esse valor na economia local, alavancando o próprio setor do comércio.
A inflação está corroendo nosso poder de compra; os preços dos alimentos, do aluguel e dos serviços continuam a subir, enquanto nossos salários precisam acompanhar para que a classe comerciária não seja quem vai “pagar o pato” pela crise econômica.
Salário não é gasto, é investimento. Um trabalhador motivado e com qualidade de vida produz mais e melhor. Um salário justo é um investimento em nosso bem-estar e no futuro de nossas famílias.
É claro que ninguém faz nada sozinho, e preciso registrar o esforço conjunto da minha diretoria e da equipe do Sincomerciários. Enalteço, ainda, a confiança e a união depositadas em mim por cerca de 6 mil trabalhadores, dos quais nunca me cansarei de falar da honra que tenho em representá-los.
Assim, encerro meu recado e reafirmo aqui meu compromisso com a luta diária para manter os direitos já conquistados pelos comerciários, certos de que continuaremos sendo uma categoria unida e fortalecida em nossa caminhada.
Flávio Eduardo Zandoná
Presidente

