O feminicídio — assassinato de mulheres por motivo de gênero — é a forma mais cruel da violência contra a mulher. Mesmo previsto na legislação brasileira como qualificadora do homicídio, os casos seguem alarmantes e, na maioria das vezes, são precedidos por ameaças, controle, humilhações e agressões que evoluem ao longo do tempo.
Entre os principais sinais de alerta estão comportamento controlador, isolamento da vítima, ameaças constantes e agressões físicas, mesmo que consideradas “leves”. Ignorar esses indícios aumenta o risco. Buscar ajuda aos primeiros sinais é fundamental.
A Lei Maria da Penha garante medidas protetivas e mecanismos de defesa, como o afastamento do agressor.
Na última semana, mais um caso de feminicídio vitimou uma comerciária assassinada durante seu horário de trabalho, sem segurança contra o agressor. Diante dessa tragédia, a Fecomerciários se mobiliza contra a violência à mulher e reforça a importância de ações permanentes de proteção e conscientização. O Sincomerciários de Avaré também atua no acolhimento, orientação e incentivo à denúncia, fortalecendo a rede de apoio às trabalhadoras.
Em caso de agressão ou ameaça, procure ajuda:
- 190 – Polícia Militar (emergência imediata)
- 180 – Central de Atendimento à Mulher (orientação e encaminhamento)
- 197 – Polícia Civil
- Delegacia da Mulher mais próxima
- Disque 156 (em municípios que oferecem atendimento social)
Também é importante registrar boletim de ocorrência e guardar provas como mensagens, áudios e registros de ameaças.
O combate ao feminicídio é responsabilidade de toda a sociedade.
Se você está sofrendo violência doméstica, física ou psicológica, busque ajuda. Você não está sozinha.

