NERVOSO PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO? CONFIRA ALGUMAS ORIENTAÇÕES

Sabemos que conseguir um emprego não está nada fácil, mas estamos aqui para ajudar em mais um capítulo do SinDicas! Após mandar o seu currículo de acordo com as dicas dadas no outro capítulo da série, chega aquela fase que dá medo em qualquer um: a entrevista de emprego, momento em que diversos atributos do futuro funcionário são analisados, sendo, portanto, muito importante. Primeiro, é fundamental sentir-se confiante, pois uma pessoa confiante transparece confiança, facilitando que o empregador sinta segurança em você e, para isso, é preciso que você se acalme e acredite em si mesmo.

Além disso, suas impressões iniciais são de suma relevância e, por isso, trate de ir com vestimentas adequadas ao ambiente, somando a isso frases bem articuladas e com o português apropriado à ocasião, dividindo a sua carreira em etapas para estruturar a conversa com o entrevistador, a fim de facilitar o entendimento dele acerca de suas conquistas. Ademais, não se esqueça do estudo, ou seja, esteja em posse de algumas informações sobre a empresa, sua história, seus feitos e o cargo, bem como das perguntas mais comuns: “Por que você se interessa em trabalhar na empresa?”, “Quais são seus pontos fortes e fracos?” e “Onde quer estar em 5 anos?”.

Nesse contexto, é interessante demonstrar que o seu foco não é ser “ajudado” pela empresa, mas sim buscar resolver o problema do recrutador, afinal, a vaga não está disponível à toa e, portanto, tente provar sua competência a partir de ações e resultados, discorrendo acerca de projetos e causas em que você esteve envolvido direta ou indiretamente. Para finalizar, é muito marcante demonstrar interesse pela empresa, por exemplo, nos momentos em que o entrevistador disser “Alguma pergunta?”, empenhando-se em desenvolver um questionamento pertinente.