PROJETO FÊNIX ESTIMULA TROCA DE IDEIAS E EXPERIÊNCIAS

Lançado em setembro de 2023 durante o 28º Congresso Sindical do Comerciário realizado no Centro de Lazer da Federação em Praia Grande, o Projeto Fênix segue a todo vapor na base comerciária paulista com a troca de ideias e experiências da imprensa sindical. Através do projeto, as entidades e a Fecomerciários estão unindo esforços e trocando informações para que a divulgação dos serviços, convênios e benefícios seja feita de forma uniforme para ampliar o seu alcance. Esta união está dando certo.

Amanhã, 12, completa um mês da primeira reunião do Projeto Fênix, no Centro de Estudos Jurídicos da Fecomerciários em Campinas, quando, na oportunidade, representantes dos departamentos de comunicação dos Sindicatos discutiram planos para aprimorar o contato com os trabalhadores da categoria através de seus canais de comunicação online e publicações impressas. O encontro, que contou com a coordenação dos diretores da Federação, Luciano Ribeiro (Itu), e João Peres Fuentes (Bragança Paulista), definiu pontos que estão sendo exercidos na prática. Confira:

1) O Sindicato precisa se aproximar cada vez dos trabalhadores fazendo uso das mídias tradicionais concomitantemente com as novas mídias.

2) A ideia é AMPLIAR a comunicação e não SUBSTITUIR. O que já está sendo bem feito (como Jornais Impressos) deve ser mantido, mas seu conteúdo “migrar” também para a Internet, que tem espaço para todos os públicos.

3) Dirigentes, diretores, funcionários e assessores têm de ter a mente aberta para a necessidade de os Sindicatos serem diários produtores de conteúdo.

4) O comerciário e o prático de farmácia não podem ficar desatualizados. Vale, para tanto, o uso da linguagem informal com abordagens de temas diferentes.

5) A comunicação mais dirigida deve ser endereçada aos sindicalizados.

6) Vale a Diretoria e assessores manterem contato com a imprensa da sua cidade e região. Além de divulgar a imagem do Sindicato, pautar os veículos com ações sindicais, vitórias, prestação de serviços e fornecimento de benefícios.

7) Visitar as redações (editores e jornalistas) e entregar um Kit Imprensa também contribuem com este trabalho, que é um misto de assessoria de imprensa e relações públicas.

8) A mesma conduta deve se estender aos veículos da grande imprensa, de acordo com a abrangência da pauta, e, igualmente, Central Sindical a qual o Sindicato é filiado.

9) Explorar o potencial de comunicação do Sindicato com os comerciários e práticos de farmácia significa usar e abusar das ferramentas que hoje dispomos, aumentando a visibilidade das entidade e, também, a consciência sindical.

Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, afirma: “Estamos inovando a forma de se comunicar com a categoria. O objetivo é fazer uma comunicação mais eficaz e dirigida”.