SINDICAS: MELHORANDO A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

O SinDicas de hoje, traz um conteúdo muito importante para você, trabalhador: melhorando a produtividade no trabalho. É claro que existem dias bons e ruins, mas é imprescindível, na situação atual do mercado de trabalho, que mantenhamos uma boa produtividade em média. Pra isso, listar todas as tarefas a serem feitas ao longo do seu dia de trabalho é uma boa pedida, pois auxilia na melhora da organização, a qual, por sua vez, é fundamental para aumentar a eficiência nos afazeres. Nesse sentido, é válido, após listar as tarefas, começar pelas mais difíceis, a fim de deixá-lo cada vez mais motivado por cumprir as “missões mais árduas”.

Ademais, cronometrar cada uma das tarefas também pode ajudar na melhora da produtividade, existindo, inclusive, alguns métodos cientificamente comprovados, como, por exemplo, o Método Pomodoro, que visa alternar produção e paradas para aperfeiçoar a agilidade mental e, assim, acabar melhorando a produtividade no trabalho. Por falar nisso, ninguém aguenta um ritmo de trabalho intenso por muito tempo, então faça pausas regulares, ou seja, desconecte-se um pouco (inclusive das redes sociais) a cada 60 ou 90 minutos trabalhados e isole-se quando necessário, em casos cujo estresse advindo das distrações e barulho forem demasiados.

Se você trabalha em equipe, outros aspectos também devem ser levados em consideração, como as constantes e cansativas reuniões, as quais podem ser encurtadas se forem feitas em pé! Sim, uma reunião feita em pé pode ter eficácia e objetividade maiores, afinal, ninguém quer ficar muito tempo sem sentar. Por falar em equipes, para melhorar a produtividade das mesmas é interessante separar afazeres coletivos e individuais e definir quais dias da semana você focará em cada um deles, criando, ainda, uma rotina de trabalho da equipe. Por fim, ao final do dia, revise a sua lista de tarefas e veja quais foram bem sucedidas e quais não foram, bem como os motivos para tal fracasso, alterando, se preciso, os seus métodos. Até o próximo capítulo!