Vacinação contra a Covid-19 aos comerciários

Os trabalhadores do comércio estão entre os que apresentam maior risco de contaminação pelo novo Coronavírus 

Com a flexibilização da quarentena e a retomada do comércio, os trabalhadores do setor arriscam diariamente as suas vidas e ficam expostos à infecção pelo novo Coronavírus. 

O meu Projeto de Lei nº 5480/20, apresentado ao Congresso Nacional nesta terça, 11, altera a Lei 13.979/20, que prevê medidas para enfrentar a Covid-19, e inclui os comerciários como prioridade na campanha nacional de imunização contra a doença. A justificativa do mesmo passa pelo fato de os trabalhadores do comércio serem a maior categoria profissional urbana no País. Como lidam com o público e têm contato direto com mercadorias, cartões e dinheiro, ficam mais vulneráveis à contaminação.

Como representante da categoria no Congresso, avalio que a imunização protege a vida e a saúde dos trabalhadores e, também, contribui para impedir a proliferação do novo Coronavírus, porque, ao serem vacinados, os comerciários preservam a própria saúde e, da mesma forma, daqueles que estão próximos e em contato com eles.

Requerimento – Além do PL 5480/20, apresentei Indicação ao Ministério da Saúde para reforçar a inclusão dos trabalhadores do comércio na futura campanha de imunização. O órgão anunciou que idosos, profissionais de saúde e professores devem constar no plano preliminar para a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal